quarta-feira, março 12, 2014

Conheça São Bento do Sapucaí na Serra da Mantiqueira Paulista

 
São Bento do Sapucaí é uma pequena cidade localizada no coração da Serra da Mantiqueira, uma região montanhosa com muitos atrativos naturais como cachoeiras e mirantes, além de um cultura bem peculiar com destaque para a gastronomia da roça com influência da cozinha mineira de fogão. 

O principal ponto turístico em São Bento do Sapucaí é justamente um complexo de formações rochosas chamado Pedra do Baú, situado bem na divisa com Campos do Jordão. Além da Pedra do Baú, no local ainda estão situados outros mirantes chamados de Ana Chata e Bauzinho. Do topo deste mirante é possível ter uma vista panorâmica belíssima da região, incluindo outras cidades e até regiões distantes como o Vale do Paraíba.

O setor gastronômico de São Bento do Sapucaí conta com restaurantes de alta qualidade como é o caso do Taipa, que serve comida mineira da roça em fogão a lenha. O Taipa além de oferecer comida saborosa, ainda conta com ótimo atendimento. Outra ótima opção de restaurante é o Sabor Mineiro, situado no centro de São Bento, que abre pro almoço em sistema de self service e à noite atende como pizzaria. Outra boa opção é o restaurante Sabor e Arte que é especializado em pratos à base de truta e fica localizado bem abaixo da Pedra do Baú

O artesanato em São Bento do Sapucaí é outro importante ponto que vale a pena conferir. O bairro do Quilombo é um foco de grandes artistas que trabalham com matéria prima natural da região para desenvolver suas peças de extrema beleza e originalidade. Destaque para o artesão Ditinho Joana que esculpe suas obras em madeira representando diversas atividades de trabalho dos moradores da região.

As pousadas em São Bento do Sapucaí contam com ótima estrutura de acomodações e são quase sempre chalés independentes com varanda e vista panorâmica, e equipados com lareira, hidro e confortáveis camas box. Elas estão espalhadas pelos principais bairros de São Bento como o Quilombo, Paiol Grande, Centro e Serrano.

Para chegar até São Bento do Sapucaí vindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, basta seguir pela rodovia Dutra até a altura da cidade de Taubaté, depois subir a serra pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) em sentido a Campos do Jordão. Depois tomar a entrada para Santo Antonio do Pinhal, atravessar a cidade e seguir sentido sul de Minas Gerais pela SP 50 até chegar em São bento do Sapucaí.

Informação sobre outros destinos no sudeste do Brasil acesse Roteiro de Turismo, site original desta matéria.
 
 

Um comentário:

Solange Belém disse...

Oi, Marcio, bela postagem!
Abraços

Sol Belem

Criança sequestrada em 1988 procura família biológica

OLHA ATENTAMENTE PARA ESSAS FOTOS Se essa criança te parece familiar, talvez ela seja . Se seus traços te lembram algum parent...