segunda-feira, abril 09, 2007

o que é literatura?

Hoje um aluno me perguntou o que eu entendia por literatura. Não se pergunta a um professor de Literatura o que é sua matéria - ele sabe de cor. Aqueles vários conceitos estudados na universidade, nos tóricos... passaram por minha cabeça, idéias que circulavam desde o Pachatantra até o tratado de algum catedrático das revistas literárias da semana passada. Versões e versões indo e vindo pelos corredores da minha mente, informações de anos de sociedade escritora que me fizeram pasmar diante daquela simples pergunta. O menino, vendo que eu fazia uma viagem que talvez ele não pudesse alcançar, bateu no meu ombro e disse: "e aê, prof, o que é mesmo?". Eu sorri e lhe perguntei questões banais que iam desde o horário em que ele acordou ao que havia feito até aquele momento. Ele me respondeu a tudo, com uma expressão de que não tinha entendido aonde eu quis chegar, tipo: "colé, rapaz, cê falô, falô, me fez falr e não disse nada". antes que ele me indagasse mais uma vez, eu lhe disse: Literatura é isso: vida, escrita de formas diferentes em lugares diferentes - no seu corpo, na sua alma, no livro que vc está na mão".
e pra você, o que é a literatura?

Um comentário:

Ruda disse...

O que é literatura?
Manifestação artística expressada pelo "eu" de cada autor.
Literatura é poesia,
é arte,
é expressão livre da sua essência.
Pra ser literário é necessário fazer correr pelas veias ortografia poética, expirar palavras que envolve a atmosfera do leitor. Enfim, a literatura é o instrumento mais precioso do ser que possui o dom da escrita, pois para usar da literatura é preciso ter o dom.
Simone Cabral

PS. Kari Kari é uma figura... E me corrija se eu estiver errada quanto a literatura.

Tervetuloa Turkuun! Turku, a cidade da margarida gigante.

“Perplexidade” – essa é a palavra que toma conta de nós quando ouvimos falar de ataques terroristas. Pois, é difícil entender, por exem...